top of page
Foto do escritorLookinha Baby

3 Atitudes Para Você Tomar Agora Para Contribuir Para o Desenvolvimento da Sua Criança

Nós, mamães, muitas vezes achamos que precisamos fazer as coisas pela criança o tempo todo! Achamos, consciente ou inconscientemente, que precisamos fazer as escolhas pela criança e que precisamos intervir o tempo todo, pegando as coisas para elas, escolhendo as brincadeiras, arrumando as coisas o tempo todo, falando "cuidado" e "não" a todo momento, afinal a criança ainda não sabe fazer.


Se você se viu neste cenário, cuidado! Não siga sem terminar de ler este post ;)





Se você deseja criar filhos independentes, fortes, resilientes e firmes na sua opinião, então comece hoje mesmo a seguir esses três pontos no seu dia a dia que é o melhor que você pode fazer para o desenvolvimento do seu ou da sua bebê:

(1) Dê oportunidades para as crianças aprenderem


É muito importante proporcionar um ambiente rico em estímulos e experiências educativas para os pequenos. Ao oferecer oportunidades de aprendizado, estamos contribuindo para o desenvolvimento integral delas. Isso inclui desde o estímulo à curiosidade, a exploração de diferentes áreas do conhecimento, até o incentivo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Acredito que cada criança tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado, por isso é tão importante oferecer uma diversidade de oportunidades para que elas possam descobrir do que gostam e no que são boas.


E como praticar isso no dia a dia?


Além da variedade de brinquedos educativos que você pode oferecer, dê oportunidade para a criança participarem das atividades da casa, como lavar louça, colocar roupa na máquina, varrer, guardar os objetos no lugar. Elas se sentem importantes e desenvolvem o sentimento de pertencimento da casa!


Deixe que a criança tente colocar sua própria roupa, seu próprio sapato. Deixe que escovem os dentes, que passem o sabonete no banho. Vão fazer bem feito? Nem sempre! Muitas vezes vão pedir ajuda e caso não peça, você entra em ação falando que agora é a vez da mamãe fazer a tarefa. O importante não é acertar, mas sim, ter a chance de realizar a tarefa. Eles vão desenvolver resiliência e vão aprender que errar faz parte do aprendizado e tentando se chega a excelência!



(2) Deixe a criança fazer bagunça e errar


Deixar a criança fazer bagunça e errar pode parecer desafiador, mas é fundamental para o seu desenvolvimento. Permitir que elas experimentem, explorem e até mesmo cometam erros é uma parte importante do processo de aprendizagem. Ao fazer bagunça, as crianças estão testando limites, exercitando a criatividade e desenvolvendo habilidades motoras. Além disso, ao cometerem erros, elas têm a oportunidade de aprender com as consequências e desenvolver resiliência.


É claro que é importante estabelecer limites e ensinar sobre responsabilidade, mas permitir um certo grau de bagunça e erro faz parte do crescimento saudável das crianças. O mais importante é oferecer um ambiente seguro e acolhedor para que elas possam explorar e aprender.


Quando você deixa a criança fazer do jeito dela e errar, você permite que a criança perceba por si só novas formas de fazer as coisas desenvolvendo sua criatividade e permitindo que seja pró ativa na resolução de problemas!


E como trazer isso para a prática?


Deixe um espaço reservado para a criança ser criança. Pode ser o quarto dela, a sala ou mesmo a casa toda! O importante é permitir que ela brinque a vontade neste espaço pelo tempo que for destinado à brincadeira. No final, faça da arrumação uma nova brincadeira! Mais uma vez as atividades do dia a dia são nossas aliadas. Sujou? Deixe a criança limpar do jeito dela. Dê o pano ou o papel e deixe ela agir! Não fique envolta apressando, falando que está fazendo errado ou mesmo que ela não sabe fazer. Tente interferir o mínimo possível. Procure sempre encorajar e mostrar como ela pode melhorar da próxima vez, sem nunca minimizar ou menosprezar o que ela já fez.


(3) Dê oportunidades de escolhas


Dar oportunidades de escolhas para as crianças é uma maneira maravilhosa de ajudá-las a desenvolver autonomia, responsabilidade e autoconfiança. Ao permitir que elas façam escolhas simples, como decidir qual brinquedo querem usar ou que roupa querem vestir, estamos dando a elas um senso de controle sobre suas próprias vidas. Isso é fundamental para o desenvolvimento saudável, pois as crianças aprendem a tomar decisões, a lidar com as consequências e a desenvolver sua identidade.


Além disso, dar oportunidades de escolha também pode ajudar a fortalecer o vínculo entre pais/cuidadores e filhos, pois demonstra respeito pelas preferências e opiniões das crianças. É claro que as escolhas precisam ser adequadas à idade e segurança das crianças, mas é importante oferecer esse espaço para que elas possam exercitar sua capacidade de escolha.


E como fazer isso no dia a dia?


Toda vez que for trocar de roupa deixe a criança escolher o que vestir. Se não quiser que a criança bagunce todo o armário, faça uma pré seleção de algumas opções e mostre para que ela possa escolher dentro destas opções. Deixe ela escolher com o que quer brincar, como quer brincar ou qual brinquedo que levar pro banho. Se for possível, deixa ela escolher o que quer comer dentre as opções pré selecionadas por você. Lógica que muitas vezes as escolhas não serão tão legais, a criança vai querer mudar de opinião e fazer outra coisa, o que, na maioria das vezes não tem muito problema, é normal e faz parte do aprendizado. Dessa forma, você treina na criança o poder de escolhas e suas consequências!



Lembre-se sempre que é muito importante que você permita a criança a fazer as coisas de verdade! Isso é muito difícil e gasta muito mais tempo, mas é incrível para o bem-estar da criança. Então se policie e não fique direcionando a opinião da criança, não interrompa as crianças quando elas estão no meio de atividades, não fique apressando a criança e nem colocando pressão. Isso quebra a concentração e o raciocínio e desestimula a criança a continuar a atividade! Entenda que as crianças são mesmo mais lentas e não estão nem um pouco preocupadas com horários, combinações de roupa ou com arrumação. Seja paciente ;)


E você, vai colocar ou já colocou em prática estas dicas?


Siga nosso Blog e nossas redes sociais. Somos um ótimo recurso para quem tem crianças pequenas.


Até breve ;)

2 visualizações0 comentário

留言


bottom of page