Se você é mamãe nos dias de hoje sabe o quanto nossa vida é agitada e corrida! Nossa cabeça está sempre com um turbilhão de coisas, pensando no que precisa fazer e agir. É a comidinha do bebê, agendar pediatra, levar e buscar na creche, organizar os horários todos os dias, preocupações com a casa e, para as mamães que trabalham fora de casa, ainda tem o compromisso do emprego e, pasme, tem que se concentrar nele!! Ufa! Quanta coisa!
Acaba que com tantas coisas na cabeça, ligamos o piloto automático e vamos fazendo o que tem que ser feito, do nosso jeito, na nossa pressa, no nosso contexto. E esquecemos completamente que aquele serzinho recém chegado ao mundo, ainda com poucos meses de vida, está em outro ritmo, em outro contexto, em outra 'vibe'.
Este post é um convite para você desacelerar um pouco, entrar na velocidade do bebê e prestar atenção no que ele tem para nos ensinar! Sim, eles podem nos ensinar muitas coisas, basta permitirmos.
Veja algumas coisas que podemos aprender com os bebês ou nossos filhinhos pequenos:
Eles nos ensinam a ser mais curiosos
Para um bebê recém chegado neste mundo tudo, absolutamente TUDO é novidade! `As vezes não conseguimos compreender com alguns coisas tão insignificantes para nós pode causar tanto fascínio em um bebê!
Experimente desacelerar e observar os objetos que os bebês brincando pelos olhos deles. Observe a curiosidade deles. Como eles experimentam as coisas. Eles colocam na boca para sentir o paladar, batem no chão para escutar o barulho que faz, jogam pra um lado e para o outro para ver o que acontece. Eles estão exercitando a curiosidade! Incentive! Dê mais objetos diferentes, com texturas, formas e cores diferentes. Veja como o bebê se interessa. Seja você curiosa também. Que tal a experiência?
Eles nos ensinam a ser mais criativos
Se você parar e deixar seu bebê usar os objetos do jeito dele, você verá o quão criativos eles podem ser e o quanto podem nos ensinar a ser também. Para nós, quando pegamos um copo é para beber água sem derramar e ponto. Acabou. Para o bebê não. Um copo com água é um convite para inúmeras brincadeiras! Eles colocam outros objetos dentro do copo, jogam água pra lá e para cá, eles usam o copo para montar coisas, para fazer barulho, enfim, eles se permitem explorar o mundo ao nosso redor sem medo, eles se permitem ser criativos!
Exercite deixar seu filho ser criativo, não interfira demais e não fique condicionando demais o uso das coisas. Com o tempo a criança vai vendo que cada objeto tem uma finalidade e vai usando sua criatividade de outras formas. Quando tolimos muito o bebê neste primeiro momento, acabamos por diminuir essa curiosidade natural da criança.
E se permita a ser criativa também! Faça novos usos dos objetos com seus filhos. Deixe que eles brinquem, mostre que gostou, incentive!
Eles nos ensinam a enxergar o mundo com olhos de admiração
Você já reparou que muitas vezes estamos andando com um bebê no colo e ele aponta para um quadro, uma tomada ou mesmo um interruptor na parede? Ou quando estamos na rua, eles querem parar para ver as plantinhas? Eles estão não só curiosos, mas ficam admirados, fascinados!
Os bebês simplesmente nos convidam e nos ensinam a capacidade de se maravilhar com as coisas simples da vida!
Quando seu bebê pedir para olhar alguma coisa, dê um tempo para ele processar, olhar e, se possível, mexer. Lembre-se que eles estão em outro ritmo. Nós que precisamos entrar no ritmo deles. Desacelere e se permita admirar as coisas ao nosso redor também! Você vai ver como é uma experiência incrível.
Eles nos ensinam a viver o momento presente
Diferente de nós que ficamos ansiosos por conta das coisas que irão acontecer e deprimidos por conta do que já passou, os bebês vivem intensamente o momento presente. Observe seu bebê. Quando, por exemplo, ele está com algo na mão e você tira, ele chora copiosamente, como se fosse o fim do mundo. Naquele momento ele está extremante chateado e frustrado. Aí você chega com um novo objeto que interessa ao bebê e o que acontece? Ele fica feliz e rir instantaneamente. Agora é um momento alegre e divertido! Ele não fica remoendo o episódio anterior de ter o objeto retirado das mãos. Aquele momento já foi, a chave vira rápido.
Permita-se aprender com seu bebê a viver o máximo no presente. Não fique remoendo o passado e separe momentos para pensar no futuro. Mas, principalmente quando estiver com seu bebê, esteja presente de corpo e alma.
Eles nos ensinam a sentir a pureza de sentimentos
As crianças pequenas são extremante puras e autênticas. Se você parar para observar seu bebê verá como ele expressa suas emoções de forma genuína. Quando ele quer ele abre aquele largo sorriso, e quando não quer larga aquele choro. Não existe fingimento, falsidade ou meio termo.
Além disso, eles nos mostram a importância do amor incondicional e da capacidade de se maravilhar com as coisas simples da vida.
Aprender com os pequenos é realmente uma experiência enriquecedora! Basta desacelerar, nos abrir e permitir.
E você, o que mais admira nas lições que podemos aprender com as crianças pequenas? Você tem alguma experiência ou lição que aprendeu com crianças pequenas que gostaria de compartilhar? Comente aqui.
Yorumlar