top of page
Foto do escritorLookinha Baby

Babá: Ter ou Não Ter, eis a questão!

Hoje nossa babá, que cuida do meu caçulinha de 9 meses, teve que sair cedo, ainda na parte da manhã, para fazer um exame que já estava agendado fazia um tempo.


Claro que com a correria do dia a dia eu abstraí essa informação e fui ser lembrada só na sexta na hora que ela estava indo embora.


Foi aquele baque! Como se eu estivesse sabendo naquele momento pela primeira vez! Com esta informação, toda minha agenda da semana teve que ser alterada. Nada de ir pro escritório na segunda. Marido também teve que ficar em casa também pra reversamos no trabalho/cuidar de bebê ao longo do dia.


E enquanto trabalho aqui tenho que ficar de olho no meu bebê, que está ajudando e tirando uma sonequinha :D



Isso me levou a pensar na questão babá x creche: quem vence essa luta?


Como todas as questões da vida, ter uma babá para cuidar do bebê pode trazer tanto vantagens quanto desvantagens.


Vamos começar com as vantagens:


  • Uma babá qualificada pode oferecer cuidados personalizados e atenção individualizada para o bebê, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma eficiente.

  • Proporcionar aos pais mais tranquilidade e tempo para se dedicarem a outras áreas de suas vidas, como trabalho e relacionamentos pessoais.

  • Além disso, uma babá experiente pode trazer consigo conhecimentos e técnicas de cuidado com bebês que os pais podem não ter, o que pode ser muito útil, especialmente para pais de primeira viagem.

  • Ter uma babá permite que o bebê fique no ambiente do seu lar, aproveitando o espaço da sua casa favorecendo a criação de rotinas e atividades em casa,

  • E os bebês não são tão expostos ao ambiente externo.

  • Os pais que trabalham em casa ou perto de casa podem acompanhar mais de perto e ver o bebê algumas vezes ao longo do dia.


Por outro lado, as desvantagens podem incluir:


  • Custo financeiro adicional associado à contratação de uma babá,

  • Dificuldade de encontrar alguém em quem confiar plenamente para cuidar do bebê.

  • Preocupação com a possibilidade de a babá não seguir as orientações dos pais ou não se conectar emocionalmente com o bebê.

  • E, claro, a preocupação de saber se o bebê está sendo bem cuidado 100% do tempo.

  • Além do fato de que babá é um ser humano e, sim, tem problemas! Às vezes tem muitos problemas! Com isto se atrasam, tem que sair cedo, falta, tira férias…e os pais que se virem nos 30!


Se a família fica por perto e está sempre presente, pode ser vantajoso apostar na ideia da babá. Porque além de controlarem as atividades da babá vão poder conviver com o bebê e ainda podem auxiliar no caso de faltas e férias. Câmeras de segurança também podem trazer um certo conforto para os pais que precisam se ausentar por longos períodos.


E quanto a creche? No próximo post vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de deixar o bebê na creche.


Em última análise, a decisão de ter ou não uma babá para cuidar do bebê depende das necessidades e circunstâncias individuais de cada família. Cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens, e é importante considerar cuidadosamente esses aspectos ao tomar essa decisão importante.


E como está por aí? Já teve que tomar esta decisão

? Quem venceu a luta? Compartilhe sua experiência nos comentário e ajude as outras mamães com informações preciosas de sua experiência única. Estamos aqui para nos ajudarmos.


Para mais dicas sobre cuidados com o bebê acompanhe nosso blog, nos siga nas redes sociais e não se esqueça de compartilhar com suas amigas mamães para que eles também possam acessar dicas úteis como estas.


Abraços e até breve! :)

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page