Atualmente muito tem se falado sobre usar berço ou cama compartilhada na hora do soninho noturno do bebê. A quem diga que o bebê dorme melhor no berço e há quem diga que dorme melhor na cama com a mamãe, ou com o papai.
Mas, e ai? Qual é a melhor opção?
Para conseguirmos chegar a alguma conclusão, vamos primeiro pensar um pouco nas vantagens e desvantagens de cada solução.
Algumas vantagens da prática da cama compartilhada, onde o bebê dorme na mesma cama que os pais são:
1. Vínculo afetivo: A proximidade física promove um forte vínculo emocional entre os pais e o bebê.
2. Facilita a amamentação: Torna mais fácil para a mãe amamentar à noite, sem ter que se levantar da cama.
3. Facilita o atendimento ao bebê: os pais sonolentos conseguem ajudar o bebê a dormir de novo mais facilmente, até mesmo sem precisar se levantar.
4. Conforto e segurança: Alguns pais se sentem mais seguros ao ter o bebê próximo durante a noite, facilitando a resposta às necessidades do bebê.
5. Mais tempo com o bebê: para muitos pais que trabalham fora e quase não ficam com seu bebê, o uso da cama compartilhada é um momento a mais de aconchego, conexão e proximidade.
Por outro lado, algumas desvantagens do uso da cama compartilhada que enxergo são:
1. Risco de sufocamento: Existe o risco de sufocamento caso os pais rolem ou puxem a coberta para cima do bebê durante o sono.
2. Interrupção do sono dos pais: A presença do bebê na cama pode levar a interrupções frequentes no sono dos pais, afetando seu descanso.
3. Independência do bebê: Alguns especialistas argumentam que a prática da cama compartilhada pode dificultar a transição do bebê para dormir sozinho em seu próprio espaço.
Certo, mas e quanto ao uso do bercinho?
Bom, vamos lá!
Vantagens:
1. Segurança: Se por um lado há o risco de sufocamento na cama compartilhada, no berço esse risco é minimizado pois ele é projetado para fornecer um ambiente seguro para o bebê dormir, reduzindo os riscos de sufocamento ou quedas.
2. Independência: Dormir no berço pode ajudar o bebê a desenvolver a independência e a se acostumar a dormir em seu próprio espaço.
3. Estabelecer rotinas: O uso do berço pode facilitar a criação de rotinas de sono consistentes para o bebê, promovendo hábitos saudáveis de sono.
Já algumas desvantagens do berço são:
1. Menor proximidade: O bebê pode se sentir mais isolado quando dorme no berço em comparação com a cama dos pais, o que pode levar a mais despertares noturno, com mais choros, o que aumenta o tempo de dedicação para que o bebê volte a dormir.
2. Os pais precisam de levantar para atender o bebê: para atender o chamado do bebê que está no berço é necessário se levantar, se deslocar até o berço e, muitas vezes, ter que ninar o bebê em pé por muitos minutos (aliás, à noite cada minuto acordada é uma eternidade!)
2. Dificuldade na amamentação noturna: Se a mãe está amamentando, ter o bebê no berço pode exigir que ela se levante e se desloque até o quarto do bebê para colocar para mamar e depois ter o processo de colocar no berço de novo.
3. Tempo de adaptação: Alguns bebês podem levar mais tempo para se adaptar a dormir no berço, o que pode resultar em (muitas) noites iniciais difíceis para os pais.
Visto as vantagens e desvantagens de cada alternativa, e agora? Berço ou Cama Compartilhada? Qual é a melhor opção?
A esta altura você já deve ter uma opinião formada sobre o que você prefere. E esta é justamente a resposta correta! A melhor opção é aquela que você prefere! Que sua família se adapta melhor.ë o que funciona melhor para VOCÊ!
Parece clichê mas é a verdade. Cada família tem suas próprias circunstâncias e preferências, e é fundamental garantir que o ambiente de sono do bebê seja seguro e propício para um sono saudável. Estando claro as vantagens e desvantagens de cada solução, é importante considerar as necessidades individuais do bebê e a realidade da família para tomar a decisão sobre onde o bebê deve dormir, e que essa seja uma decisão tomada de forma consciente e não "deixa a vida me levar".
É importante notar que as opiniões sobre a cama compartilhada e berço variam bastante, mas é justamente por cada família ter sua própria dinâmica. Portanto, não busque respostas em outras realidades, em outras casas. Veja os exemplos dos outros sim, mas decida dentro da sua realidade. Faz testes veja o que funciona melhor para todos da sua casa e fique bem com isso ;)
E qual é sua realidade por ai? Cama compartilhada ou bercinho?
Comentarios